Pontas de Cabelos como recuperar pontas ressecadas

Descubra o que acontece se ficar muito tempo sem cortar as pontas do cabelo?

Engana-se quem pensa que cortar os cabelos vai fazer com que os fios cresçam mais rápido. 

O que determina o quanto eles vão crescer é o bulbo da fibra capilar, que se localiza na raiz e não nas pontas. “O grande benefício de aparar as madeixas está em eliminar as temidas pontas duplas, que embaraçam com mais facilidade do que o restante do cabelo.

Uma vez embaraçada, a ponta dupla pode enrolar-se aos fios saudáveis e provocar a quebra, atrapalhando o crescimento rápido e saudável dos cabelos.” esclarece o tricologista, cosmetólogo e cabeleireiro Tharik Bonomo.

Seu cabelo corre o risco de ficar frágil e com a aparência feia, porque as pontas vão se partindo (não há como escapar) e a abertura sobe pelo fio. Sem falar que em vez de bifurcações, você passa a ter trifurcações, o que aumenta o frizz, acaba com o brilho e aumenta drasticamente a quebra.

Cortar o cabelo mais vezes é melhor para evitar pontas duplas?

Ficar muito tempo sem cortar o cabelo é uma as principais causas da quebra dos fios por causa do enfraquecimento das pontas. Elas são a parte mais antiga das madeixas; por isso, são também a área que acumula mais danos e sensibilidade. 

A tendência é que com o tempo as pontas fiquem cada vez menos resistentes e tenham dificuldade de reter nutrientes e proteína em sua estrutura.

Com o passar do tempo você cuida dele com muito carinho, usando seus produtinhos favoritos para que ele continue forte e hidratado. No entanto, além do envelhecimento natural do fio, diversas agressões fazem com que ele fique frágil e quebradiço.

De quanto em quanto tempo é bom cortar as pontas dos cabelos?

Por isso, o indicado é renovar o corte no máximo a cada 90 dias, eliminando as pontas duplas que podem prejudicar a aparência das madeixas.

O especialista Tharik fala, que além das preocupações para tratar as pontas duplas, é importante cuidar dos fios sempre, para evitar que eles fiquem frágeis e ressecados. Invista em produtos com repositores de água, hidratantes e com aminoácidos, além de manter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, que vai ajudar os cabelos a já nascerem saudáveis.

Cabelos cumpridos dão mais pontas duplas?

E de que adianta ter um cabelo comprido, mas sem forma e cheio de pontas duplas? A aparada nas pontinhas é importante sim para ter cabelos sempre bonitos e saudáveis.

Um jeito de adiar um pouquinho o encontro com a tesoura é aprender a identificar as necessidades do seu tipo de cabelo. Assim, você garante que os produtos utilizados vão prevenir o ressecamento e retardar o envelhecimento.” indica o tricologista.

Por que as pontas ressecam mais rápido que o resto de cabelo?

Isso é um sinal de que as cutículas desta parte do cabelo estão danificadas. Tornando as pontas mais porosas e incapazes de reter umidade. Então, se depois de tomar banho suas pontas secarem muito mais rápido do que o resto do cabelo, você deve pensar em aparar o cabelo para se livrar de qualquer dano.

Surgimento de pontas duplas.

Avistou uma ponta dupla? 

É hora de marcar um corte e um tratamento no salão!

“As pontas duplas são inimigos mortais de um cabelo saudável. Elas são um sinal de dano e quebra, e a única maneira de se livrar das pontas duplas é cortar. Se você não cortar as pontas duplas, a ponta continuará a dividir a haste do cabelo e você terá que cortar centímetros em vez de só aparar.” finaliza Tharik Bonomo

Mais Sobre Tharik Bonomo: Atuando na área de beleza há 18 anos, me considero profissionalmente focado e inovador. Como profissional da área da Estética e Cosmetologia tenho como foco o estudo da tricologia, juntamente com os ativos para este fim. Proatividade e persistência também são características presentes. Pós graduação em Tricologia e Terapia Capilar – FACUMINAS / Pós graduação em Biomedicina Estética – FAVENI. Curso Técnico de Cabeleireiro - Centro Técnico Dayana Ribeiro - ES, e não parou os estudos por aí, está no último ano de Bacharelado em Biomedicina.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem