Mega Hair estraga o cabelo? Especialista explica

Descubra se o megahair pode danificar o seu cabelo e como evitar ter os cabelos danificados pelo mega hair.

Alopécia de tração por uso do mega-hair: especialista explica causas, sintomas e prevenção.

A Alopécia por tração é um problema capilar comum nos dias de hoje que pode resultar na queda de cabelo e calvície devido a pressão aplicada no cabelo pelo estilo de penteado ou acessórios utilizados.

Alguns exemplos de penteados são: o uso de dreadlock, tranças, rabos de cavalo apertados e extensões de cabelo, o conhecido Megahair. 

Os acessórios que podem influenciar na adversidade, são: presilhas, capacetes esportivos ou faixas elásticas.

O uso do megahair está relacionado a muitos casos de Alopécia, pois este estilo faz com que o cabelo seja forçado por muito tempo pela extensão, seja ela de qualquer material: com queratina, linha, interlace, microlink, adesivada ou até mesmo presilhas. Todas fazem força contra os fios, podendo causar morte da unidade folicular.

Dr. Ronaldo Borges (@drronaldoborges), médico anestesiologista e tricologista, especialista em transplante e medicina capilar aponta que os principais sinais da ocorrência são geralmente visíveis, como queda de cabelo, vermelhidão, coceira e em casos mais avançados úlceras e infecções produtoras de pus no couro cabeludo. 

Outros indicadores incluem uma linha frontal recuada ao redor da testa, têmporas ("entradas ") ou nuca, aumento do espaço divisão do cabelo ( geralmente mulheres), diminuição da densidade, cabelo mais fino ou quebrado na região onde ocorre a pressão e em casos mais avançados, a pele brilhante e cicatrizada como na calvície avançada.

Por que o mega hair pode danificar o cabelo feminino?

A tração exagerada e prolongada causa inflamação na raiz do fio, isto é, no local onde se encontra as células de produção de novos fios, com o passar do tempo e sem a devida mudança a inflamação gera atrofia e fibrose, matando assim as células produtores de novos fios no local.

Existem diversas maneiras de se tratar a condição, que passam pela mudança de hábitos com os cuidados capilares e Dr. Ronaldo Borges os lista:

5 coisas que você pode fazer para evitar danificar os cabelos com o mega hair:

1. Evitar penteados muito apertados, no caso do megahair principalmente por longos períodos;

2. Limitar o uso de produtos químicos, eles podem acelerar o processo da alopecia;

3. Consulta médica pelo menos 2 vezes ao ano junto ao tricologista os que sempre utilizam esses acessórios

4. Separar 2 vezes do ano para realizar um detox capilar junto a terapeuta capilar

5. Realização de exames laboratoriais completos pelo menos 2x ao ano para otimização da unidade folicular

Algumas dicas de prevenção fáceis também são indicadas pelo tricologista, por exemplo, afrouxar ou mudar penteados que estejam doloridos. A ideia principal é deixar sempre o cabelo de modo menos tracionado possível pois este não foi feito parar carregar pesos prolongadamente.

Além disso, para deixar o cabelo mais saudável, devemos ter uma dieta balanceada obtendo proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais adequados, promover a prática de atividades físicas, ingestão hídrica abundante e sempre controle da saúde mental, diminuindo o nível de estresse com medidas de relaxamento como a meditação por exemplo.

Fonte: Dr. Ronaldo Borges, médico anestesiologista e tricologista, especialista em transplante e medicina capilar. http://instagram.com/drronaldoborges. O médico anestesiologista e tricologista carioca, Dr. Ronaldo Borges tem mais de uma década de atuação com os mais diversos tipos de pacientes e, posteriormente a anestesiologia, se especializou em transplante capilar, área onde se destaca. O Dr. Ronaldo Borges é graduado em medicina pela Faculdade de Medicina Souza Marques, Anestesiologista pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) e pós-graduado em tricologia pela Faculdade BWS.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem