Finalizadores de Cabelo

Descubra como escolher os finalizadores para cabelos com frizz, finalizadores para cabelos lisos.

Peter Menezes, hair expert e advocate de Authentic Beauty Concept, indica como usar cada produto.

Com tantas opções de finalizadores disponíveis no mercado, comprar o produto ideal para o cabelo pode se tornar um desafio: cada item conta com texturas, formatos e aplicações específicas, o que pode gerar dúvidas nos consumidores.

Qual o finalizador de cabelo ideal?

Pensando nisso, Peter Menezes (@petermenezes), hair expert no Salão 1838 e advocate da marca Authentic Beauty Concept no Brasil, apresenta os principais tipos de finalizadores e como eles podem ser benéficos para a rotina de cuidados capilares e estilização dos fios. Confira!

Pomada, pasta e cera para finalizar o cabelo

Variando entre texturas, a pomada, a pasta e a cera capilar são ideais para um styling que precisa de acabamento seco. “Geralmente uso para fazer babyliss, por exemplo. Elas dão definição, firmeza e acabam modelando bem as pontas por conta de sua consistência. Além disso, existem as com efeito fosco e as mais brilhosas, a depender da preferência”, explica o especialista.

Gel para finalizadores de cabelo

Enquanto a pomada é mais sequinha e grossa, o gel é mais viscoso. “A gente pode utilizar o gel para criar o wet look, aquele cabelo com aspecto molhado; para arrumar o baby hair, que são os fios curtos e finos que nascem no topo da cabeça e em volta do rosto. Uma boa dica é aplicar um pouco na extensão dos fios antes da escova para gerar fixação”, ensina.

Óleo finalizadores de cabelo

Diferente da pomada e gel, que fornecem mais definição, o óleo funciona mais como um reparador de pontas que protege e embeleza o fio. “Ele melhora a aparência de pontas duplas, de pontas quebradiças e espigadas, dando um brilho natural. Mas é necessário aplicar a quantidade ideal de óleo e preferir as fórmulas mais leves para não sobrecarregar o cabelo”, indica o expert.

Leave-in

Trata-se de um produto sem enxágue para ser aplicado nos cabelos limpos, funcionando como um tratamento instantâneo, e, costuma ter ativos hidratantes em sua composição. “O leave-in muitas vezes é confundido com o creme de pentear, mas são propostas diferentes. O creme auxilia na hora de pentear e desembaraçar os fios; já o leave-in garante que eles fiquem alinhados e sem frizz. Caso utilize o produto no cabelo antes de secá-lo com secador, verifique se ele possui proteção térmica e comece com dois dedos de distância da raiz”, reforça Peter.

Spray finalizador de cabelo

É a escolha certa para quem deseja manter o penteado no lugar. “Pode apresentar vários níveis de fixação: desde a leve, passando pela média e indo até a extra forte, para ocasiões em que o styling precisa durar várias horas seguidas, como em dias de festa”, explica. Para evitar aquela sensação mais durinha, o especialista recomenda: “Tente não aplicar diretamente no cabelo. Espirre um pouco do produto nas mãos e espalhe aos poucos no fio.”

Pó finalizador de cabelo

Os finalizadores em pó são conhecidos por trazerem sustentação. “Seguram topetes e franjas, deixam a raiz levantada e volumosa. Por possuir um acabamento seco, ajuda a controlar a oleosidade. Já a fixação vai depender da quantidade de produto aplicada nos fios, e essa aplicação tem que ser feita no cabelo já seco”, afirma. 

Mousse finalizador de cabelo 

Com um formato similar ao de espuma, a mousse serve para todos os tipos de cabelo, especialmente os ondulados, cacheados e crespos. “Uma grande queixa dessas curvaturas é o ressecamento nas pontas. O produto consegue dar essa hidratação extra, encorpar e definir as madeixas sem que percam o movimento. Gosto de usar antes da escova para ajudar a fixar o styling”, completa Peter.

Vale lembrar que os finalizadores podem ser combinados em diferentes quantidades e ordens de aplicação: cera com pó, spray com leave-in, óleo com mousse! As possibilidades são as mais variadas para criar o penteado perfeito. Para te auxiliar a finalizar o cabelo, confira sugestões de produtos das marcas Schwarzkopf Professional e Authentic Beauty Concept! 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem